Projeto com finalidade em aumentar o numero de tráfego orgânico para o site da empresa. Antes de analisarmos todo o estudo de caso é importante ressaltar que tempo é essencial para o SEO!
Passo número 1 Limpeza de Spam + Configuração inicial de SEO
Nosso primeiro passo depois de passarmos todo o overview para o cliente foi começar a limpeza de páginas de spam e desindexar termos que afetam diretamente o desempenho e a credibilidade que o site tem para os motores de buscas.
Nosso foco inicial foi fazer uma limpeza profunda no site, removendo o malware que estava gerando páginas de spam e com isso fazer com que essas páginas fossem “desindexadas” (termo que usamos para páginas que não vão aparecer e que não tem relevância alguma para os ranqueamentos).
Para terem uma ideia, abaixo temos um overview geral no inicio do projeto a quantidade de palavras chaves indexadas:
Tipos de palavras que são consideradas Spam e que prejudicam o ranqueamento do site:
Quando fizemos a remoção do malware e trabalhamos com as otimizações de SEO ON Page (otimizações de conteúdos, otimização de meta tags, melhorar velocidade do site + otimização de imagens) já nos primeiros meses de trabalho conseguimos ter um resultado bem positivo! Todos os termos de Spam foram removidos da SERP e já começamos a pegar termos relevantes para o site nas primeiras posições:
Programação para os anos de 2021 até atualmente:
Com os primeiros 3 meses resolvendo o problema do site que era SPAM o projeto tinha apenas um objetivo agora: GERAR MAIS TRAFEGO E MAIS VENDAS PARA O SITE!
Nosso objetivo desde 2021 até o presente momento tem sido aumentar a quantidade de palavras chaves TOP3 e aumentar ainda mais o número de tráfego e vendas para o Cliente!
Diante de todo esse desafio concluímos que para melhorarmos o SEO e atingirmos esse objetivo proposto pelo cliente precisaríamos trabalhar nas duas frentes do SEO (SEO ON Page e o SEO Off Page).
SEO ON Page:
Nessa parte do projeto intensificamos a criação dos conteúdos otimizados para SEO além de claro toda a otimização de velocidade, imagens, arquitetura do site, links internos. Conseguimos aprovar com o cliente que nossa metodologia de otimização seria extremamente importante para melhorar o desempenho do site no quesito ON Page)
SEO Off page:
Como o site tinha acabado de sair de uma infecção causada por um malware, vimos a necessidade de melhorarmos nossa relação com os motores de buscas. Então nosso principal objetivo foi melhorar a nossa reputação de domínio e mostrarmos que estávamos fazendo um trabalho para reconquistar a confiança. Nisso adotamos estratégias de Backlinks para melhorarmos a reputação e recuperar a confiança do domínio além de alavancara termos de extrema importância para o site (nessa etapa sempre analisamos palavras chaves interessantes que convertiam em leads para o cliente).
Resultado de todas as estratégias implementadas:
Com tudo que foi comentado, segue abaixo os resultados positivos que tivemos nesses mais de 4 anos trabalhando de forma inteligente:
Resultado Search console: em 3 Anos tivemos um aumento de mais de 15 Milhões de impressões
Resultado Analytics: em 3 Anos tivemos um aumento de mais de 400mil acesso orgânicos
Sem Rush: saímos de 9 palavras chaves top 3 em dezembro de 2020 para 200 no final de 2024